Educação - reinvenções e absurdos em tempos da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.69-86Abstract
Na abordagem das relações entre as pessoas e as tecnologias, o mundo está presenciando dois grandes fenômenos da contemporaneidade: de um lado, a aproximação dos indivíduos por meio de softwares em um verdadeiro mundo por “telas” e de outro, uma reorganização social e econômica produzida pela pandemia da Covid-19. Neste artigo, a proposta foi discutir quais reinvenções e “absurdos” estão sendo deflagrados com este binômio na educação, como ele pode afetar os envolvidos e quais são as suas reações possíveis. Se de um lado, as tecnologias permitiram a continuidade de muitas atividades do conhecimento humano durante a pandemia, de outro, parece que está se desenhando uma possível “disrupção” no ensino que pode se tornar irreparável. Para contribuir com este trabalho, foram trazidas constatações baseadas em autores que já se debruçaram sobre o tema e pesquisas de exemplos atuais que, no mínimo, corroboram e chamam a atenção da comunidade acadêmica.