Revitalização da biblioteca de uma escola municipal

possibilidade de usos de resíduos descartáveis como ferramentas pedagógicas

Autores/as

  • Luana Cechin Universidade do Contestado
  • Aryane Spadotto Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Cinthia Wambier Adimari Instituto Federal de Santa Catarina
  • Manassés Carlos Taques Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maria Eduarda Sobczak Alves Ferreira Instituto Federal de Santa Catarina
  • Flavia Bedretchuk do Amaral Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rafaeli Chagas Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.71-84

Palabras clave:

Resíduos, Revitalização, Educação ambiental, Ambiente escolar

Resumen

Dentre os problemas ambientais que afetam a população está o não gerenciamento dos resíduos sólidos. No Brasil, em 2022, 39% destes não receberam destinação adequada. Dar uma finalidade econômica, correta e sustentável para os resíduos ainda é um desafio. O objetivo deste projeto foi identificar a potencialidade didática da utilização de resíduos sólidos urbanos (RSU) na revitalização da biblioteca de uma escola de educação básica do município de Canoinhas-SC, para fomentar a consciência sustentável por meio de uma ação de extensão do protagonismo discente ofertada pelo Instituto Federal de Santa Catarina campus Canoinhas. A ação mostra a importância da curricularização da extensão e foi dividida em cinco etapas: levantamento bibliográfico acerca do tema, levantamento das necessidades da biblioteca a ser revitalizada, elaboração do projeto de revitalização, produção dos mobiliários utilizando RSU e revitalização do espaço.

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Publicado

2023-12-26

Cómo citar

Cechin, L., Spadotto, A. ., Adimari, C. W. ., Taques, M. C., Sobczak Alves Ferreira, M. E., Bedretchuk do Amaral, F., & Chagas, R. (2023). Revitalização da biblioteca de uma escola municipal: possibilidade de usos de resíduos descartáveis como ferramentas pedagógicas. RAÍZES E RUMOS, 11(2), 71–84. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.71-84