A curricularização da extensão na UFPE

estudo de caso do curso de Fonoaudiologia

Autores/as

  • Fábio Albert Mesquita Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil
  • Ana Cláudia de Carvalho Vieira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil
  • Rafaella Correia e Silva Travassos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.48-70

Palabras clave:

Curricularização, Extensão, Fonoaudiologia

Resumen

Este artigo tem como objetivo central analisar o processo de curricularização da extensão no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que se desenvolve como um estudo de caso. A partir de uma análise documental das Resoluções da UFPE relacionadas ao tema, bem como do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Fonoaudiologia, procuramos compreender as principais implicações desse processo para o curso. Como resultado, foi possível perceber que a curricularização no curso de Fonoaudiologia foi favorecida pelo engajamento prévio de discentes e docentes nas ações extensionistas. A curricularização foi efetivada por meio da oferta de projetos, o que significou a preservação da natureza da extensão universitária como processo formativo que promove a interação transformadora entre a universidade e os demais setores da sociedade.

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Biografía del autor/a

Fábio Albert Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil

Técnico em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (UFPE)

Mestrando em Linguística (UFPB)

Ana Cláudia de Carvalho Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia (UFPE)

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE)

Rafaella Correia e Silva Travassos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife/PE, Brasil

Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (UFPE)

Mestranda em Educação (UFPE)

Citas

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Mesquita, F. A., Vieira, A. C. de C., & Travassos, R. C. e S. (2023). A curricularização da extensão na UFPE: estudo de caso do curso de Fonoaudiologia. RAÍZES E RUMOS, 11(1), 48–70. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.48-70