Educação em extensão: ações, motivações e construções pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2016.v4i2.2Resumen
Ao ser escolhido o dossiê “Educação em extensão: ações, motivações e construções pedagógicas” pensou-se nas características específicas e na atuação expressiva de projetos extensionistas desenvolvidos por nossa universidade (UNIRIO) que, por meio de trocas intensas com comunidades, conseguem tanto levar conhecimentos quanto absorvê-los, num processo que retroalimenta e enriquece academia e sociedade.
Os saberes experienciais revelam-se potentes contribuidores nas construções pedagógicas tanto para os docentes que as articulam quanto para as comunidades que os vivenciam. Considerando que em toda a prática extensionista embute-se a ideia de que não pode existir teoria sem prática, tampouco haver prática sem teoria, as ações de extensão universitária contribuem para o processo de construção pedagógica, resultante do acúmulo das experiências individuais e coletivas de docentes e graduandos que nelas atuam. Vivências práticas populares e conhecimentos teóricos eruditos convivem de forma profícua, trabalhando juntos para intermediar saberes e aprofundar a rica relação entre teoria e prática – uma dialética que se mostra fundamental às construções pedagógicas.