O homem viril desvelado: representações de masculinidade na arte funerária paulistana
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2017.v2i3.214-258Resumo
O artigo investiga representações de trabalho e masculinidade na arte funerária modernista da cidade de São Paulo, a partir de duas construções escultóricas integrantes do acervo do Cemitério da Consolação, pertencentes às Famílias Rizkallah Jorge e Calfat, de autoria de Antelo Del Debbio (1901-1971). Os túmulos são exemplos de propriedades de famílias imigrantes que se integraram à elite e fizeram uso da arte funerária como suporte de distinção social. Recorrem às representações de trabalho e masculinidade, sendo o labor o elemento que correlaciona os conjuntos funerários selecionados, observados por intermédio das lentes de Didi-Huberman. Analisa os lugares do trabalho, dos trabalhadores e dos imigrantes no cenário do período. Estes homens forjados em bronze simbolizam os sepultados e o lugar que os mesmos ocupavam enquanto vivos. Deste modo, ambas as esculturas, ancoradas nas trajetórias dos proprietários dos túmulos, configuram-se enquanto alicerce social: a força física é representativa da solidez social e econômica que seu trabalho ajudaria a compor.Downloads
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