[Menção honrosa] Multifônicos do Saxofone Baseados na Série Harmônica: Uma Prospecção de Catálogo

Autores

  • Sérgio Monteiro Freire UFPR

Resumo

Este artigo diz respeito ao uso prático de multifônicos do saxofone baseados na série harmônica de Keith Moore. A meta central é dar uma possível referência de como extrair a sonoridade, a partir da técnica de isolamento de harmônicos, para fins composicionais e interpretativos. Esta sonoridade carece de catálogos que detalhem seus atributos e de métodos para uma técnica instrumental que delimitem algum padrão sonoro. Com base nos conceitos de tone imagination de Sigurd Raschèr e threshold tone de Marcus Weiss e Giorgio Netti, é realizada uma análise de parciais harmônicas obtidas por meio de duas posições de tubo do saxofone soprano em si bemol. Por meio dos parâmetros manipulados a partir destes aspectos da técnica instrumental, as parciais harmônicas são avaliadas quanto ao potencial de serem transformadas em sons múltiplos e o grau de influência que se pode exercer sobre o efeito sonoro. Objetivamente, este artigo gera um conteúdo com o propósito de evidenciar possibilidades sonoras para este tipo de multifônico no saxofone. Como consequência, é constatada a necessidade de catalogação desta sonoridade para um aprofundamento do estudo do multifônico do saxofone.

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Artigos - Composição