Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do SIMPOM
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
n. 7 (2022): Anais do VII SIMPOM
n. 7 (2022): Anais do VII SIMPOM
Publicado:
2023-03-02
Expediente
Expediente VII SIMPOM
Maico Lopes
Documentação e História da Música
A luta do Centro Musical do Rio de Janeiro pela melhoria das condições de trabalho do músico de cinema em 1911
Rafael Silva
99-108
PDF
Considerações sobre a Leitura Musical na Educação e Trabalho do Contrabaixista de Estúdio do século XX
Pedro Aune
79-90
PDF
O fado: trajetória, mutações e partilha desde o fim da ditadura de Salazar até o século XXI
Marilda Bottino
53-65
PDF
A Sociedade Beneficência Musical
Anne Meyer
17-28
PDF
Análise quantitativa das Fichas de Matrícula do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907 – 1941)
Isaac Andrade
41-52
PDF
As toadas da cantoria nordestina à luz das noções de arquivo e repertório
Philippe Meyohas
91-98
PDF
O psicodelismo e a atuação feminina no cenário brasileiro: Um olhar para os encartes de disco e a produção sonora do rock psicodélico em seus anos iniciais (1968-1974)
Nathália Trotta
66-78
PDF
O Eugenismo e a Música na Belle Époque (1907-1908): perspectivas a partir do acervo do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro
Hudson Lima
29-40
PDF
Memória, identidade e diferença nas práticas musicais em Laje do Muriaé em finais do século XIX e a chegada da colonialidade do saber em música: uma constatação a partir de uma fonte histórica e da crítica à narrativa sobre Giuseppe Masini
Adler Tatagiba
6-16
PDF
Ensino e Aprendizagem em Música
O Currículo de Música praticado nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro
Noemi Teixeira
208-218
PDF
Ensino de violino para iniciantes e música brasileira: uma revisão de literatura
João Rochael
189-196
PDF
Deficiência e capacitismo: reflexões sobre a inclusão na aula de música
Flávia Fagundes
166-176
PDF
“Filhas do Conservatório”: A atuação de professoras premiadas com medalha de ouro pelo Conservatório de Música e a construção de suas identidades pessoais e profissionais
Clara Albuquerque
141-152
PDF
Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música
Alexandre Nader
120-129
PDF
Sobre jaulas, grades e metrônomos: reflexões sobre o currículo a partir das significações de professores de música
Olga Oliveira
219-229
PDF
Educação Musical e Performance? Configurações de um musicar enquanto linguagem expressiva e artística
Marta Brietzke
197-207
PDF
Plataforma Digital Trompete Orquestral: Material Didático sobre os Excertos Orquestrais para Trompete
Francisco Pérez
177-188
PDF
Pensar a Educação Musical na perspectiva da Sociologia da Infância: algumas contribuições a partir de uma revisão de literatura
Fabrício Alves
153-164
PDF
Aprendizagem musical: uma revisão de literatura sobre as relações entre cognição e afetividade e suas influências na infância
Andréa Queiroz
130-140
PDF
Estágios supervisionados curriculares em Música: percepções dos professores supervisores
Alba Janes
110-117
PDF
Etnografia das Práticas Musicais
A revitalização do Carnaval Carioca: um contexto de disputas políticas e étnico raciais
Thiago Borges
275-286
PDF
Músicos autônomos e racionalidade neoliberal na indústria fonográfica da era digital
João Luís Meneses
252-263
PDF
A dimensão sonora das migrações e os desafios à imaginação política
Daniel Stringini
231-239
PDF
O músico e as plataformas digitais: elementos para uma etnografia do trabalho em música no Século XXI
Tássio Ramos
264-274
PDF
Tambores sagrados na universidade: algumas provocações
Ferran Tamarit
240-251
PDF
Música Popular
Elementos De Textura Em Nica’s Dream
Thiago Trajano
310-322
PDF
Gravação de tomadas guia: hipóteses sobre permanência
Kezo Nogueira
288-297
PDF
Brasil, o país das cantoras: Reflexões sobre colonialidade de gênero e canto popular brasileiro
Marcela Velon
298-309
PDF
Processos Criativos em Música
||: (À) Intertextualidade (é) o Estranho Retorno Infinito :||
Gabriel Maddalena
347-358
PDF
Multi-performance em espetáculos cênico-musicais: reflexões sobre o papel do intérprete nas interfaces entre música e teatro e sua importância para o desenvolvimento e realização da obra no teatro amador
Diogo Rebel
324-334
PDF
Um “passo” a mais na composição de frevo de rua: Dialética criativa entre música e dança com base nas fronteiras do gênero e suas tópicas
Rodolfo dos Santos
398-406
PDF
Modo Construção: A consonância ludomusical entre a música de Jerry Martin e o jogo The Sims
Pedro Zisman
378-386
PDF
Diferenças entre as delimitações de música de concerto, música popular, e música pop, à luz da crítica ao conceito de “música séria”
Lucas Cassano
359-370
PDF
“Festas da Xica” de Paulo Moura: um Lugar Interacional-Formativo (LIF)
Eduardo Lucas
335-346
PDF
A Invenção da Poesia: O processo de criação de um texto dramático-musical
Rafael Bezerra
387-397
PDF
Em busca do tempo encapsulado: dispositivo intertextual na criação de música-teatro
Pedro Leal
371-377
PDF
Teoria e Prática da Interpretação Musical
Aprendendo um pravo horo online: Notas para um Estudo de Caso
Pedro Paes
504-515
PDF
A abordagem microanalítica como ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem musical autorregulada
Leandro Soares
478-490
PDF
Peixinho danse le frevo au Brésil, Gilberto Mendes (1999): Caminhos Interpretativos, Análise e Performance
José de Carvalho
456-467
PDF
Tolomeo e Alessandro: Ovvero la Corona Disprezzata de Domenico Scarlatti. Análise e Construção da Personagem Seleuce
Jessica Luane
433-443
PDF
Linha de ações físicas: aplicando ferramentas da artesania do ator à preparação da performance cantada
André Grabois
416-423
PDF
Precisamos falar sobre o Conde de Almaviva: Poder, nobreza e vilania em Le Nozze di Figaro
Yasmini Vargas
559-572
PDF
Jongo de piano: processo de construção e interpretação de um arranjo para piano do jongo Preta Velha Jongueira
Verónica Fernandes
534-546
PDF
O konnakol como a nova regra do jogo: diferentes experimentações do mesmo assunto em diferentes contextos de improvisação jazzística
Rogério Lopes
516-525
PDF
Apreciação de gravações e os parâmetros articulação e andamento em Improviso de Joaquim Callado (1848-1880): um estudo para o intérprete flautista
Paula Martins
491-503
PDF
Aspectos de la utilización del pizzicato en las obras de Britten para violoncello
Juan Ferreras
468-477
PDF
Técnicas estendidas do saxofone e colaboração musical: uma perspectiva a partir da peça Pantomimas VIII de José Orlando Alves
Jonatas Weima
444-455
PDF
Revisão bibliográfica dos trabalhos que abordam obras de compositoras brasileiras para trompete
Bianca Santos
424-432
PDF
A Sonatina em Ré Maior de Radamés Gnattali para flauta e piano: estudo dos aspectos históricos e caminhos interpretativos
Adelson Brito Filho
408-415
PDF
Iniciação ao estudo do acompanhamento no violino popular brasileiro: princípios básicos do xote e os exemplos práticos dos violinistas Ricardo Herz e Nicolas Krassik
William Doyle
547-558
PDF
A preparação de um ciclo de canções: elementos subjetivos na interpretação do cantor
Rômulo Santos
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Titulo do Bloco
Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti
386
Notas sobre a Educação formal, não-formal e informal
368
Uma análise estrutural de Garota de Ipanema – de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
270
As curvas do rio e a identidade sertaneja na canção de Elomar
198
[Não apresentado] A construção do gosto musical: de Bourdieu à categorização do ouvinte e de seu cardápio sonoplástico
180