Educação Musical e Performance? Configurações de um musicar enquanto linguagem expressiva e artística

Autores

  • Marta Brietzke

Resumo

O texto apresenta discussões sobre as performances de professores de instrumentos musicais, percebendo a dicotomia entre Educação Musical e Performance como ficcional e propondo a docência como linguagem e expressão artística. Parte da ideia de musicar e da revisão bibliográfica sobre ideias e concepções de performance, sob os pontos de vista artísticos e antropológicos. Articula essas ideias com entrevistas realizadas com doze professores de violoncelo de oito espaços musicais de diferentes regiões do Brasil. Para suas reflexões apoiase em Cristopher Small (1999), Lygia Clark (1980) e Carlos Kater (2020). Apresenta as ideias e práticas de performances com base em Richard Schechner (2006), Augusto Boal (2009), Daiana Taylor (2011), Elyse Pineau (2013) e Gilberto Icle (2013). Como considerações indica que as performances dos professores, por si só, configuram-se como musicares, sendo necessária, porém, a sua não fragmentação como pessoa. Aponta que a apropriação dessa ideia reforça práticas já realizadas e práticas cujas incorporações se mostram necessárias aos processos de educação/performance/proposição musical. Considera que as aparentes divisórias entre as subáreas as enfraquecem enquanto processo, e provocam rupturas no conhecimento estético e sensível dos sujeitos nelas envolvidos.

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Publicado

2023-03-02 — Atualizado em 2024-02-27

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Ensino e Aprendizagem em Música