Ensino de violino para iniciantes e música brasileira: uma revisão de literatura
Resumo
Este poster tem como objetivo apresentar um recorte de revisão de literatura sobre iniciação ao violino e música brasileira. O termo “música brasileira” é entendido como um repertório musical amplo que engloba canções folclóricas, música regional de tradição popular, música brasileira de concerto, música brasileira composta para violino, especialmente para a iniciação ao instrumento, música popular do Brasil e música popular brasileira (MPB). A partir da revisão bibliográfica proposta, pretendem-se discutir as temáticas abordadas pela literatura e a presença/ausência de temas relevantes para se pensar uma nova abordagem do ensino e aprendizagem do violino para iniciantes na faixa etária de 10 a 12 anos, priorizando-se o repertório de músicas brasileiras. Este levantamento bibliográfico integra pesquisa de mestrado profissional em Artes, em andamento, que visa a elaboração e análise de uma proposta pedagógica de iniciação ao violino mediada pela música brasileira. A iniciação ao violino, seu processo de ensino e aprendizagem, integra a área de estudos da Pedagogia do Instrumento. A sistemática de busca e seleção de trabalhos adotou a metodologia de pesquisa bibliográfica para mapear e analisar os trabalhos sobre iniciação ao violino e música brasileira. Os trabalhos encontrados na busca realizada foram organizados em quadros e gráficos. Seus títulos e resumos foram submetidos a um procedimento de Análise de Conteúdo. Neste artigo, são apresentados dez trabalhos acadêmicos, categorizados nas seguintes temáticas: repertório; metodologia; ensino superior; ensino coletivo; história do ensino do instrumento e projeto social. Os resultados tiveram como foco dissertações e teses que indicam uma predominância de trabalhos que discutem a metodologia, que se estende, de forma indireta, para as outras temáticas, sejam em aulas individuais sejam em ensino coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-02-27 (2)
- 2023-03-02 (1)