Diferenças entre as delimitações de música de concerto, música popular, e música pop, à luz da crítica ao conceito de “música séria”
Resumo
O presente artigo tem como objetivo explicar uma proposta de delineação dos conceitos de música de concerto, música popular e música pop, a partir da crítica ao conceito de “música séria”, tomando como referencial teórico o conceito de competência musical de Blacking (1973), expandido por Thèberge (1995) e Grayck (2007), através da noção de capital cultural. Para a delineação de tais práticas, tomou-se como metodologia o uso do referencial teórico do conceito de som, proposto por Delalande (2001), tanto quanto do de fonografia, como proposto por Brown (2000). O intuito é delimitar como essas três práticas soam de acordo com seus paradigmas, evitando valorá-las, já que esta valoração é o objeto de nossa crítica.
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Publicado
2023-03-02 — Atualizado em 2024-02-27
Versões
- 2024-02-27 (2)
- 2023-03-02 (1)
Edição
Seção
Processos Criativos em Música