Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música

Autores

  • Alexandre Nader

Resumo

Ao considerarmos as diferentes vivências dos estudantes que integram o espaço escolar, temos como princípio da ação pedagógica o reconhecimento da diversidade e a promoção do diálogo entre pessoas com experiências e conhecimentos musicais diversos. Nessa perspectiva, de valorização da heterogeneidade e do reconhecimento dos distintos grupos, o presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, intitulada Música na Educação Básica: diferenças culturais e interculturalidade na aula de Artes/Música, à qual tem por objetivo compreender as práticas desenvolvidas por professores da rede pública de Mossoró, pensando a respeito da alteridade cultural dos alunos e como trabalham o reconhecimento dos saberes em que a aprendizagem é vista como singular e não padronizadora de corpos e subjetividades. Neste texto, me limito a apresentar qual sentido atribuído aos termos cultura, currículo e interculturalidade que utilizo para refletir sobre as concepções e práticas pedagógico-musicais. O universo da pesquisa são as aulas de Artes/Música do 6º ao 9º ano da educação básica da cidade de Mossoró. Com relação a coleta de dados esta se dará, principalmente, por meio de entrevistas e observação das atividades no contexto escolar. Espero, ao final da pesquisa, tendo em vista que a mesma está em andamento, levantar os principais sentidos atribuídos ao trabalho intercultural e compreender como essas atividades vêm sendo trabalhadas nas aulas de Artes/Música da educação básica no município em questão.

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Publicado

2023-03-02 — Atualizado em 2024-02-26

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Ensino e Aprendizagem em Música