A abordagem microanalítica como ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem musical autorregulada

Autores

  • Leandro Soares

Resumo

No presente artigo, destaco a abordagem microanalítica como uma relevante ferramenta metodológica de avaliação da aprendizagem autorregulada (self-regulated learning – SRL). Apresento um panorama sobre os referenciais teóricos relacionados aos constructos de autorregulação, aprendizagem autorregulada e aprendizagem musical autorregulada, a descrição das principais abordagens de avaliação da aprendizagem autorregulada presentes na literatura, as características principais da abordagem microanalítica, assim como as recentes propostas de aplicação dessa ferramenta de avaliação e de intervenção no campo da música. Objetivo, com o presente trabalho, destacar a abordagem microanalítica como uma promissora ferramenta metodológica para subsidiar pesquisas no contexto da pedagogia da performance musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-02 — Atualizado em 2024-02-27

Versões

Edição

Seção

Teoria e Prática da Interpretação Musical