Navegar é preciso: travessias entre o piano erudito e o piano popular brasileiro

Autores

  • Ighor Patrick Andrade Anjos UFSJ

Resumo

Considerando a recente inserção da música popular no campo acadêmico brasileiro e a força da tradição europeia no ensino do piano, é possível compreender como a dicotomia erudito/popular ainda prevalece. No entanto, a figura do “Músico Anfíbio” (AQUINO, 2007), que combina os saberes da música de concerto e da música popular em uma prática musical plural, inovadora e alinhada com o atual mercado musical, se faz cada vez mais presente no 
contexto brasileiro. Diante dessa premissa, esta pesquisa em fase inicial de desenvolvimento, tem como principal objetivo investigar o processo de formação musical e a dupla atuação profissional - nos universos da música de concerto e da música popular - de quatro pianistas atuantes no mercado musical brasileiro atual. Para tanto, será realizada uma investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, 2010) utilizando a entrevista narrativa (FLICK, 2013) como ferramenta metodológica. Espera-se que os resultados da pesquisa esclareçam questões relacionadas à formação e atuação do Músico Anfíbio na atualidade.

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Artigos - Educação Musical