Comprovisação: noções, sua contextualização no regime estético das artes e a abordagem pela recursividade

Autores

  • Arthur Faraco UNICAMP

Resumo

Este artigo tem como objetivo versar sobre noções de comprovisação e propor uma nova abordagem para complementarmos sua compreensão. O termo, utilizado recentemente na literatura, não possui um consenso conceitual. Iremos, portanto, abordar as vertentes teóricas e as definições existentes em autores como Hannan (2006), Dudas (2010), Mailman (2013) e Bhagwati (2011), assim como exemplos práticos de obras comprovisadas, porém, com um viés crítico, a partir de uma análise sobre os fluxos da interpretação e da improvisação. Consideramos a comprovisação como prática inserida no que Rancière (2005) considera como regime estético das artes, e que tem como base uma equiparação de processos composicionais e improvisatórios e uma possível autonomia do intérprete. Para nossa abordagem, recorreremos ao conceito de recursividade, este derivado da linguística, por meio da compreensão da improvisação como um processo autorreferente, e das diferentes operações de recursão existentes no processo composicional e improvisatório.

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Artigos - Musicologia