O Cancioneiro de Armênia de Pirenópolis
Resumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla que ainda está em andamento sobre a modinha brasileira e o repertório dos modinheiros da Capela Real. Durante o século XIX, a modinha, considerada por muitos o primeiro gênero de canção brasileira, teve grande destaque no cenário urbano carioca. Entretanto, com o surgimento de novos gêneros musicais a partir de 1870, sua prática passou a ser mais comum em partes remotas do país, onde essa arte seria apenas de conhecimento local se não fosse pelo trabalho desenvolvido por musicólogos e folcloristas da atualidade. O objetivo deste trabalho é promover a divulgação e a pesquisa de práticas ainda pouco abordadas no meio acadêmico e apresentar a complexidade que surge quando tentamos delinear todos os contextos e tipologias que a modinha apresenta. Esse artigo propõe uma reflexão sobre a modinha a partir de um exemplo específico, o de Pirenópolis, reunido por Braz Wilson Pompeo de Pina Filho, a fim de analisar alguns desafios práticos dessa herança que foi preservada, tais como terminologias, estética do canto, termos arcaicos e padrões de acompanhamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical