Aprendizagem autorregulada na pesquisa em música: uma revisão das dissertações e teses em língua portuguesa

Autores

  • Leandro Taveira Soares UFRJ

Resumo

No presente artigo, destaco doze trabalhos em nível de mestrado e doutorado acadêmicos em língua portuguesa que abordam a aplicação da teoria da aprendizagem autorregulada no campo da música. Esta revisão de literatura é fruto do levantamento bibliográfico dos trabalhos acadêmicos de pós-graduação que dialogam com a minha pesquisa, cujo tema é a investigação da aquisição de autonomia durante o período de formação no curso de bacharelado em música. A presente exposição aponta para um diálogo direto entre a minha pesquisa e os trabalhos revisados no que concerne à temática abordada (aprendizagem autorregulada no campo da música), referenciais teóricos adotados (o modelo cíclico de Zimmerman e o protocolo de microanálise), instrumentos de coletas de dados (questionário), método proposto (experimental) e contexto de ensino (bacharelado em instrumento). Ressalto, contudo, a relevância de minha proposta de aprofundamento da discussão acerca da aquisição de autonomia na formação de graduandos em performance musical como fomentadora da complementação de lacunas existentes na literatura de aprendizagem autorregulada acerca desta temática.

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Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical