Música vocal contemporânea: obras para formações de câmara de compositores brasileiros
Resumo
Este estudo divulga os progressos de pesquisa de Doutorado que propõe o resgate de parte do repertório vocal contemporâneo de concerto. O trabalho inicialmente terá como recorte obras estreadas em eventos como as Bienais de Música Contemporânea, Festivais de Inverno de Ouro Preto e Diamantina e os Encontros de Compositores Latino-Americanos de Belo Horizonte (1986-2002). Embora o século XXI tenha batido à nossa porta, boa parte das obras vocais da contemporaneidade, após estreadas, caem no esquecimento e terminam confinadas nas estantes de seus compositores. Acredita-se que resgatar, divulgar e registrar este repertório pode contribuir para consolidar um núcleo de conhecimento sobre a música vocal contemporânea, além de valorizar o trabalho de compositores brasileiros que se dedicam à essa linguagem composicional. Os passos metodológicos previstos para a pesquisa são: 1) revisão bibliográfica, para levantamento de obras vocais contemporâneas brasileiras estreadas/interpretadas nos eventos acima citados e contextualização da chegada dos ideais de vanguarda no cenário musical brasileiro; 2) catalogação de partituras de obras vocais contemporâneas, para criação de cadernos de partitura; 3) recital/palestra, para divulgação e análise crítica do repertório catalogado; 4) estudo de caso com cantores não praticantes deste repertório. Como resultados alcançados, este artigo apresenta as 55 obras catalogadas até o momento e um cronograma com a previsão dos próximos passos da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical