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Pensar a Educação Musical na perspectiva da Sociologia da Infância: algumas contribuições a partir de uma revisão de literatura

Autores

  • Fabrício Alves

Resumo

Este trabalho, que está centrado na Educação Musical, na perspectiva da Sociologia da Infância, constitui um recorte da pesquisa de Doutorado em Música, em andamento, intitulada Música “para” e “com” as crianças: confluência das artes e Educação Infantil, que tem por objetivo compreender escolhas pedagógicas e estéticas que coexistem em um modelo de aula de música que dialogue com as outras artes. O presente artigo busca pensar a educação musical infantil a partir da discussão de uma revisão de literatura de trabalhos na área de Educação Musical que partem da perspectiva da Sociologia da Infância, a qual tem fundamentado as perguntas norteadoras da presente pesquisa. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de Sarmento (2002; 2003; 2007; 2009) e Cunha (2014), além de outros pesquisadores que têm colaborado para essa discussão interdisciplinar, na medida em que apontam para a necessidade de compreensão das especificidades do universo infantil.

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Publicado

2023-03-02

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Edição

Seção

Ensino e Aprendizagem em Música