Experiências de improvisação “em jogo”: o processo pedagógico-musical com crianças voltado à formação integral

Autores

  • Camila Costa Zanetta USP

Resumo

Este artigo discorrerá sobre o projeto de pesquisa em andamento no Mestrado em Música na Universidade de São Paulo (USP). Incluso na área “Processos de criação Musical”, na linha de pesquisa “Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem”, o projeto conta com o apoio da FAPESP. A pesquisa visa compreender as possíveis contribuições das experiências de improvisação, no ambiente do jogo cênico-musical, para a formação integral das crianças. Aborda, portanto, os processos criativos na educação musical, salientando a importância da criação nas aulas de música com crianças, em prol de experiências significativas às mesmas. Focando a prática da improvisação no contexto pedagógico, iniciou-se um estudo sobre os jogos de improvisação propostos por Hans-Joachim Koellreutter, analisando-os como “cênico-musicais”. Sendo o contexto do jogo, por si só, compreendido como importante ferramenta pedagógica, a pesquisa também englobou um levantamento teórico acerca do jogo na educação, apontando este ambiente lúdico e suas possíveis contribuições para o ensino e aprendizagem da música. Configurando uma pesquisa-ação, uma Oficina de Música foi oferecida para crianças entre 7 e 10 anos da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Esta Oficina aconteceu entre os meses de abril e junho deste ano, com encontros semanais de uma hora de duração. A partir de uma abordagem qualitativa, visando a perspectiva das crianças sobre as problemáticas levantadas, as técnicas de coleta de dados utilizadas foram: (1) filmagens; (2) entrevistas semiestruturadas; (3) protocolos – confeccionados pelas próprias crianças participantes da Oficina. Este artigo abarcará, portanto, considerações a respeito do projeto de pesquisa em andamento, trazendo resultados parciais da prática da pesquisa-ação e apontando as contribuições das experiências de improvisação em jogos cênico-musicais sob a perspectiva das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Costa Zanetta, USP

MESTRADO

PPGMUS

Downloads

Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical