A aprendizagem musical e a formação em música: refletindo sobre as contribuições da motivação

Autores

  • Flávia Maiara Lima Fagundes UFRN

Resumo

Este estudo tem por temática a motivação e a aprendizagem musical e é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo PPGMUS/UFRN. Muitos autores têm discutido sobre a motivação (DECI; RYAN, 2000) assim como muitas pesquisas têm sido desenvolvidas no Brasil sobre aprendizagem musical e motivação (FIGUEIREDO, 2014; RIBEIRO, 2013; CERNEV, 2013; CERESER; HENTSCHKE, 2013). Na área da educação musical, a motivação se torna de grande importância para o ensino e a aprendizagem. Considerando essas discussões, fizemos uma breve citação sobre o grupo de pesquisa FAPROM (Formação e Atuação dos Profissionais em Música) que tem por maior objetivo pesquisar a motivação na educação musical brasileira. Nesta pesquisa, realizamos uma breve apresentação da Teoria da Autodeterminação e das Necessidades Psicológicas Básicas (RYAN; DECI, 2004; DECI; RYAN, 2008a), além do Estilo Motivacional do professor, citando alguns trabalhos desenvolvidos pelo FAPROM, a fim de exemplificar os diversos contextos de atuação e pesquisa com a temática. Este estudo buscou contribuir no sentido de melhor compreender e explorar o campo da motivação na aprendizagem musical em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Maiara Lima Fagundes, UFRN

MESTRADO

PPGMUS

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical