A formação dos educadores musicais atuantes nas ONGS de Mossoró/RN
Resumo
Há alguns anos a área da educação musical vem refletindo sobre a diversidade de espaços e possibilidades de atuação do professor de música. Entre esses múltiplos contextos de atuação, encontra-se o terceiro setor que é formado por Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam nas mais diversas áreas do campo social com múltiplas finalidades. Buscando contribuir com as reflexões sobre a formação do professor de música que atua em ONGs, esse trabalho tem como objetivo analisar qual a formação dos educadores musicais atuantes nas ONGs de Mossoró/RN focalizando nas dimensões relacionadas ao: grau de instrução; formação inicial e continuada em cursos de graduação e pós-graduação; concepções sobre sua formação inicial em música e experiências artísticas e profissionais. Para concretização dessa pesquisa foi realizado um censo com 14 educadores musicais atuantes em 11 ONGs do município de Mossoró cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (COMDICA). O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário aplicado com os 14 educadores musicais. Os resultados demonstram que educadores musicais que atuam nessa realidade possuem um grau de escolaridade que varia desde ensino fundamental incompleto ao mestrado. Todos eles possuem vasta experiência artística, atuando como músicos na cidade, sendo que a metade desses educadores é licenciada em música, ou estão cursando licenciatura em música, e a outra metade, possuem outras formações, muitas delas adquiridas em instituições do terceiro setor. Alguns desses educadores apontam algumas lacunas presente na formação inicial obtida no curso de licenciatura em música.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-08
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical