Transformações tecnológicas e mudanças na aprendizagem musical: um estudo sobre redes sociais na aprendizagem online

Autores

  • Juciane Araldi Beltrame UNIRIO

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa que tem como objetivo compreender como ocorrem as aprendizagens musicais na internet considerando as transformações tecnológicas e as interações em rede. Para tanto, toma como objeto de estudo a aprendizagem musical online focalizando músicos e/ou estudantes de música participantes de redes sociais digitais e suas interações. A aprendizagem musical online é desenvolvida a partir da internet, seja por meio de cursos de curta duração, cursos de graduação na modalidade a distância (EAD), Moocs (Massive Online Open Courses) e o caminho autônomo de cada aprendiz ao buscar materiais, videoaulas, performances, métodos disponibilizados na internet para sua formação musical. A investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas individuais online e observações das interações nas redes sociais digitais. Participam deste estudo onze colaboradores provenientes de diferentes regiões do Brasil. A partir da primeira rodada de entrevistas e da observação das interações dos participantes da pesquisa nas suas redes é possível vislumbrar duas frentes de análise dos dados: 1) pensar a aprendizagem que ocorre por meio da internet e nas relações estabelecidas nas redes sociais digitais, mas sem negar que o movimento é híbrido, as relações presenciais e virtuais se misturam, mesmo em cursos totalmente online; 2) olhar a tecnologia como um fenômeno sociotécnico que se retroalimenta, modifica e se refaz a partir das interações e criações das pessoas nele envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciane Araldi Beltrame, UNIRIO

Programa de Pós-Graduação em Música

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical