Relações entre uma proposta educativa musical e a transformação sociocultural: uma análise crítica do Projeto Social Som+Eu

Autores

  • Leonardo Moraes Batista UFRJ

Resumo

Este artigo apresenta aspectos da minha pesquisa em andamento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Musical (PPGM) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo constitui-se na análise crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica musical desenvolvida no Projeto Social Som+EU, no qual buscaremos observar e entender os possíveis impactos, que a música favorece na vida dos participantes, na sua formação para a cidadania e/ou transformação emancipação sociocultural. Essa pesquisa encontra-se em momento de observação participante, visto que não é intenção do autor obter um distanciamento da ação, do cotidiano, de como e por meio de quais caminhos o projeto se desenvolve. Sob quatro pilares: (a) institucional, (b) histórico, (c) sociocultural e (d) ensino e aprendizagem, a partir da escuta de diferentes “vozes” envolvidas na ação do projeto, buscaremos uma escuta de seus hábitos, crenças, valores e significados, para, a partir daí, observarmos o que a música possivelmente trás para a vida dos indivíduos participantes. Desse modo, apresento aqui alguns aspectos observados no Estatuto do projeto incorporando a revisão de literatura já desenvolvida com base em: Trilla (2008), Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2011), Cruvinel (2005) Souza (2004, 2014), Queiroz (2004, 2005 e 2011), Swanwick (2003) e Kleber (2006, 2014), autores esses que tratam de conceitos e aspectos relacionados ao campo da Educação e o da Educação Musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Moraes Batista, UFRJ

MESTRADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical