Altas habilidades e superdotação como conteúdo na formação do licenciando em Música

Autores

  • Marcia Gabriela Correia Ogando UFRJ

Resumo

O presente trabalho representa um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, a qual trata da formação de professores para o ensino a alunos com altas habilidades ou superdotação, especialmente, no contexto dos cursos de Licenciatura em Música. Neste recorte, busca-se evidenciar, inicialmente, as especificidades do ensino a alunos com altas habilidades ou superdotação e, por fim, o nível de projeção desta temática no contexto das diretrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Música. Com o objetivo de situar o conceito de altas habilidades e de superdotação, trata-se, introdutoriamente, de suas referências em documentos oficiais, publicados a partir da segunda metade do século XX, e, consecutivamente, de outros termos pertinentes, empregados em pesquisas e publicações brasileiras a respeito da referida temática. Ao mencionar, por sua vez, a diversidade de referenciais teóricos fundamentadores da identificação e da formação de alunos com altas habilidades ou superdotação, focaliza-se o trabalho de Joseph Renzulli – no concernente a identificação e desenvolvimento de aspectos gerais das altas habilidades ou superdotação – e de Joanne Haroutounian – no referente à identificação e desenvolvimento das capacidades e habilidades musicais. Enfim, o presente trabalho justifica-se considerando o atual panorama da educação musical no Ensino Básico – diante da obrigatoriedade da música nas escolas a partir da Lei nº. 11.769 de 2008 –, da demanda na própria Educação Básica de atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades ou superdotação – que têm seus direitos evidenciados no Art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – e da necessidade de referenciais para a formação docente em relação a esta temática – quando, no Brasil, não se observa um significativo destaque ao assunto no âmbito das políticas públicas tampouco em pesquisas do campo da Educação Musical.

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Biografia do Autor

Marcia Gabriela Correia Ogando, UFRJ

DOUTORADO

PPGM

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical