Música e Linguagem: breve revisão de literatura

Autores

  • Maria Luiza Santos Barbosa UFBA

Resumo

Este artigo apresenta a relação entre música e linguagem sob a perspectiva da educação musical e da neuropsicologia. Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores Anirudd Patel, Besson et. al., Chandrasekaran, Levitin, Tirovolas, entre outros, darão o suporte necessário para que esta pesquisa de doutorado alcance os resultados desejáveis. O objetivo deste trabalho é a elaboração de atividades musicais que auxiliem no processo de alfabetização de crianças. Estudos nas áreas de música e linguagem têm crescido nas duas últimas décadas, gerando assim um grande número de referenciais teóricos para este trabalho. Segundo Patel e Iversen (2007), a maioria dos dados que mostram uma associação entre habilidades musicais e linguísticas são correlacionais. Por meio de ressonância magnética e outros exames minuciosos, tornou-se cada vez mais claro que o processamento da linguagem é amplamente distribuído no hemisfério esquerdo, envolvendo mais áreas do que somente a área de Broca e a região de Wernicke, além de mostrar que o hemisfério direito também desempenha um papel importante na percepção da linguagem e compreensão. Também demonstrou-se que algumas áreas do cérebro consideradas específicas para a linguagem (como a área de Broca, por exemplo), são ativadas por processos musicais.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Santos Barbosa, UFBA

DOUTORADO

PPGMUS

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical