O Ensino de acompanhamentos harmônicos através do Ukulele: um estudo de caso em turmas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado com quatro grupos de 13 alunos (52 no total) do quarto ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), tendo como objeto o ensino de acompanhamentos harmônicos através do ukulele. O estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objeto é o ensino de acompanhamentos harmônicos. O ponto de partida metodológico é a estruturação um planejamento de seis aulas de Música nas quais o ensino de acompanhamentos harmônicos seja organizado a partir de: 1) currículo da disciplina Música no CAp UFRJ (especificamente no que diz respeito ao quarto ano do Ensino Fundamental); 2) cinco parâmetros de experiências musicais (SWANWICK, 1979:46): composição, apreciação, performance, literatura e habilidades. Serão apresentados os objetivos gerais e específicos de cada uma das seis aulas, assim os conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidos pelos alunos. Também será apresentado o repertório escolhido e diagramas de acordes especialmente desenvolvidos para o estudo, assim como exemplos escritos de acompanhamentos executados pelos alunos. A metodologia de pesquisa segue com uma análise qualitativa e quantitativa de 68 questionários semiabertos respondidos por quatro observadores presentes nas seis aulas do estudo de caso. Tal análise visa evidenciar aspectos relevantes do processo para a educação musical, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento harmônico, além levantar questões acerca do uso do ukulele como instrumento acompanhador em aulas de Música no Ensino Fundamental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-12
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical