O processo de criação musical de Heitor Villa-Lobos desenvolvido na peça New York Sky-Line Melody

Autores

  • Rodrigo Passos Felicissimo USP

Resumo

O presente artigo revela parte dos resultados alcançados na pesquisa realizada sobre a Tese: Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas de Heitor Villa-Lobos. Em oportuno, informa que parte dos resultados alcançados nesta pesquisa colabora para uma proposta de edição crítica em andamento da peça New York Sky-Line Melody, junto ao projeto Villa-Lobos digital da Academia Brasileira de Música (ABM). A técnica Melodia das Montanhas se confirma como uma ferramenta de caráter experimental, uma forma de gerar melodias espontaneamente a partir de imagens visuais. Essa peça representou um desafio sugerido pela crítica de arte norte-americana, que buscava maior entendimento, sobre as qualidades do compositor brasileiro que já havia causado certo furor na Europa na década de 1920. De acordo com pesquisa que realizamos no acervo da Biblioteca Pública de Nova York (NYPL) em 2010 em documentos sobre a New York World’s Fair de 1939, encontramos uma instalação intitulada de “The City of Light”, na qual havia uma maquete da cidade de Nova York construída dentro do Pavilhão “Con Ed”. Supõe-se que a reprodução gráfica da melodia criada por Villa-Lobos foi feita a partir de uma fotografia dessa maquete de Nova York trazida pelo jornalista Vicente de Pascal, durante uma entrevista com o compositor. De acordo com uma fotografia encontrada sobre a matéria jornalística da Feira das Nações de 1939, publicada na revista “Life”, Vol. 6 No. 11, página 45, de 13 de março de 1939, foi possível supor que a fotografia sobre a maquete tirada pela fotógrafa Margaret Bourke-White em 01 de janeiro de 1939 seja a fotografia original utilizada por Villa-Lobos para compor a peça New York Sky-Line Melody. Originalmente escrita para piano, foi transcrita para versão orquestral e interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) na reabertura da Feira das Nações de Nova York de 1940.

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Biografia do Autor

Rodrigo Passos Felicissimo, USP

Escola de Comunicações e Artes

Eca

PPGmus

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia