Aspectos da circulação do repertório brasileiro de Música de Câmara e seu ensino na Universidade através da análise de “Vivaldia MXMLXXV” de Jorge Antunes e “Três Cenas Brasileiras” de Dimitri Cervo

Autores

  • Artur Duvivier Ortenblad UNIRIO

Resumo

Este artigo visa primeiramente mapear os aspectos que influenciam a produção e divulgação da música de câmara brasileira e sua relação com as políticas públicas. Em seguida, utiliza duas peças como exemplo da aplicação de metodologias do ensino de Artes Cênicas no ensino desse repertório. Partindo de declarações de compositores à frente de organizações de apoio à música brasileira contemporânea, como Edino Krieger (ex diretor da Rádio MEC, ex presidente da FUNARTE, organizador das Bienais de Música Contemporânea e membro da Academia Brasileira de Música) e Harry Crowl (ex-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea- SBMC), e justapondo-as às diretrizes enunciadas no Plano Nacional de Cultura de 2006, pesquisou-se o repertório veiculado nas emissoras de rádio e tocado nas principais orquestras do país e fez-se uma compilação dos editais dos concursos de composição e Bienais de Música Contemporânea mais recentes. Citamos as principais editoras, gravadoras e bibliotecas responsáveis pela edição e preservação de partituras e gravações. Entrevistas com o compositor Martin Herraiz e o oboísta Luis Carlos Justi, professor da UNIRIO, fornecem material para a discussão dos aspectos que dificultam a divulgação da música brasileira. Incluímos duas peças de música de câmara que utilizam o oboé e o corne inglês: “Três Cenas Brasileiras” de Dimitri Cervo e “Vivaldia MCMLXXV” de Jorge Antunes. A análise interpretativa dessas peças, de propostas estéticas muito diferentes, é o ponto de partida para a aplicação de metodologias do ensino das Artes Cênicas, como jogos e exercícios corporais, para o ensino desse repertório na universidade. Com isso pretende-se sinalizar um caminho eficiente para a popularização e sobrevivência do repertório brasileiro de música de câmara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Duvivier Ortenblad, UNIRIO

PPGM

Doutorado em Música

Downloads

Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical