Experiência de Fluxo e Experiência Culminante na prática pianística: aspectos de um fenômeno transpessoal
Resumo
A prática pianística envolve as quatro funções psíquicas – razão, emoção, sensação e intuição – e esta condição sistêmica permite ao instrumentista experienciar situações em múltiplas dimensões do ser, denominadas estados alterados de consciência. Tais estados são objeto de estudo da Psicologia Transpessoal, considerada a quarta força da Psicologia. O reconhecimento destes fenômenos e sua descrição estão presentes nesta pesquisa em andamento do Mestrado em Música. O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão acerca dos estados alterados de consciência denominados Experiência de Fluxo (Flow) e a Experiência Culminante (Peak Experience) e sua ocorrência durante a prática pianística. Inicialmente será feita uma breve exposição do que são estes estados de consciência e a seguir, serão examinadas as características individuais de cada um dos fenômenos e sua manifestação na prática pianística. A fundamentação teórica consiste na abordagem dos dois autores que desenvolveram pesquisas nessa temática, no campo da Psicologia: Mihalyi Csikszentmihalyi e Abraham Harold Maslow. Foram encontradas similitudes na descrição dos estados de consciência na ótica dos dois psicólogos, embora cada um deles tenha encaminhado suas pesquisas para objetivos diferentes. Csikszentmihalyi especializou-se no elemento “motivação” e difunde a Teoria do Fluxo como um meio de encontrar grande satisfação na prática de qualquer atividade prazerosa. Maslow tornou-se um especialista em motivação, construiu a Hierarquia das Necessidades do ser humano em busca da autorrealização e iniciou o estudo das Experiências Culminantes. As descobertas dos dois autores no estudo do comportamento e desenvolvimento do ser humano oferecem uma interface com a prática pianística que pode auxiliar futuras pesquisas de grande relevância nessa direção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-22
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical