Observação da preparação de obras musicais em Conjuntos de Câmara: uma abordagem etnográfica
Resumo
O artigo reflete a pesquisa em andamento desenvolvida em nível de mestrado no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG, subárea performance musical. Na Introdução, apresenta-se a temática da pesquisa e seu caráter interdisciplinar, justificando-se, com FREIRE (2010) e BARRENECHEA (2003), a opção pelo olhar multifocal sobre o trabalho de ensaio de grupos de câmara. Expõe-se também a metodologia de trabalho em que são utilizadas técnicas etnográficas de coleta de dados. Segue-se a descrição da trajetória do quarteto de violões, um dos objetos de estudo desta pesquisa, destacando-se o momento recente e os desafios enfrentados durante o período de ensaios. Na terceira parte, em diálogo com a pesquisa de KING (2006), apresenta-se a análise dos ensaios, com categorias e subcategorias de estratégias e elementos extramusicais que guiaram e influenciaram o trabalho do grupo. Finalmente, após algumas conclusões parciais, apontamos as diferentes técnicas de estratégias de ensaio individuais e coletivas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-22
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical