Do texto ao contexto e da imagem ao som: a história do departamento artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins, de 1972 a 1985
Resumo
O texto apresenta um recorte histórico-temporal do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins, localizado na cidade de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, com o objetivo de responder ao questionamento: Como a historicidade da implementação da Educação Musical, analisada a partir de um recorte temporal entre os anos de 1972 a 1985, poderá contribuir para a construção de uma proposta Curricular em Música do Colégio Gaspar Silveira Martins? Para tanto, optou-se pelo uso da Abordagem Qualitativa, proposta por Bauer e Gaskel (2015), e da Pesquisa Histórica com Documentos, proposta por Samara e Tupy (2010). Para a análise dos dados coletados (jornais, fotos e registro em áudio) foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). O referencial teórico-analítico foi composto por três eixos: Educação (DELORS, 1996; WERTHEIN; CUNHA, 2000), Filosofia da Educação (MORIN, 2011) e Educação Musical (KRAEMER, 2000; MERRIAM, 1964). Entende-se que, ao compreender a educação e a pedagogia musical do passado, é possível identificar caminhos para a evolução e valorização da cultura estabelecida na comunidade investigada no presente. A proposta de um currículo que perceba, na origem da Educação Musical do contexto, suas implicações educativas, poderá explicar como as ações deste tempo e espaço poderão encaminhar ao fortalecimento educativo, cultural e social da comunidade da escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical