A inteligência coletiva e a educação musical: um estudo de caso sobre a plataforma Indaba Music

Autores

  • Marcio Pizzi de Oliveira UNIRIO

Resumo

As transformações tecnológicas relacionadas a Internet e as mídias sociais reconfiguraram as indústrias midiáticas como um todo e a musical em particular. Nesse panorama os recursos disponíveis tornaram os usuários peças fundamentais para a realização de produções musicais e a distribuição dos trabalhos. Porém, as colaborações têm alcançado novos níveis permitindo a criação musical engendrada por múltiplas contribuições. O presente artigo tem como objetivo analisar a plataforma de cocriação musical Indaba Music sob a ótica da inteligência coletiva avaliando as possíveis interfaces com a educação musical. Os resultados demonstram que os usuários da música passaram a respeitar diversos protocolos e regras para conseguir atuar de forma colaborativa. Ao se apropriar desses protocolos e regras eles e elas desenvolvem aprendizados que podem ser úteis a um contexto musical mais descentralizado e inclusivo quanto aos conhecimentos dos alunos.

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Biografia do Autor

Marcio Pizzi de Oliveira, UNIRIO

PPGM

DOUTORADO

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical