Música e ambiente hospitalar infantil: a educação musical pelo olhar do “musicar”

Autores

  • Paulo César Cardozo de Miranda Universidade de São Paulo / ECA

Resumo

O presente trabalho está motivado pelos resultados parciais do estudo de campo que envolveu ações musicais em uma enfermaria onco-hematológica hospitalar infantil, estudo este que está inserido em contexto mais amplo, no âmbito da pesquisa de doutorado realizado por este pesquisador. Visa-se analisar, em recorte, dados obtidos com a pesquisa de campo que evidenciaram algumas das possíveis relações da educação musical com o conceito de “musicar”, elaborado por Small (1999). Os dados foram recolhidos em forma de depoimentos gravados em áudio pelos sujeitos, divididos em três grupos, a saber: crianças enfermas internadas, seus acompanhantes e profissionais das áreas de saúde e educação. As perguntas do formulário eram abertas e visavam obter informações referentes à saúde da criança, às suas relações com o fazer e/ou a ação da música na instituição de saúde em que se encontravam e ao ambiente hospitalar e sua humanização. As gravações foram realizadas após suas participações em sessões práticas de música que aconteciam individualmente ou em grupo, em diferentes espaços da enfermaria, e que se desdobravam em canções, jogos musicais tradicionais, improvisações com sons vocais ou com seus próprios nomes e com pequenos instrumentos/objetos sonoros por eles construídos. Para a análise dos dados foi utilizada a ferramenta quali/quantitava do discurso do sujeito coletivo (DSC) (LEFEVRE, 2015), que gera discursos sínteses. Os resultados apontam que o processo do fazer musical ocorrido ensejou procedimentos de ensino e aprendizagem, derivados da atuação e do envolvimento das pessoas no ato de “musicar”. Espera-se que o estudo sirva a uma discussão mais ampla das problemáticas levantadas e que surjam novos estudos sobre o tema, assim como à elaboração de cursos e materiais de formação para os profissionais das áreas envolvidas. A pesquisa contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Biografia do Autor

Paulo César Cardozo de Miranda, Universidade de São Paulo / ECA

PPG – Música
Doutorado em Artes/Música

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical