Aprendizagem autorregulada: uma revisão bibliográfica
Resumo
No presente artigo, apresento o resultado da revisão bibliográfica realizada em minha pesquisa de doutoramento. Abordo a temática da aprendizagem autorregulada, que, dentre as diversas teorias associadas ao estudo da aquisição de expertise — prática deliberada, metacognição, autoeficácia, motivação, memória, etc. —, se apresenta como uma das mais relevantes na discussão acerca do desenvolvimento da pedagogia da performance musical. Com base nesta revisão, apresento a conceituação de autorregulação e de aprendizagem autorregulada, um breve histórico dos estudos de autorregulação na psicologia e na educação, alguns destaques da literatura nacional e internacional e o modelo cíclico citado nestas obras (ZIMMERMAN, 2000). Objetivo, com a pesquisa de doutorado em andamento, contribuir com a discussão acerca da elaboração de currículos e da formação do músico de performance em nível de graduação, ao discutir as possíveis estratégias de autorregulação que podem ser utilizadas nas aulas de instrumento no bacharelado, a aplicabilidade dos modelos cíclicos de aprendizagem autorregulada na rotina de estudo do instrumento, e os efeitos concretos da incorporação de práticas autorreguladas no planejamento do estudo e da performance, na busca pela efetiva migração do protagonismo no processo de aprendizagem (aquisição da autonomia). Defendo, portanto, que a discussão da autonomia e da aprendizagem autorregulada pelos estudantes de performance musical — como condição de aquisição de expertise — é essencial para uma devida fundamentação do desenvolvimento de diretrizes curriculares para a formação de músicos em nível de graduação. A discussão pretende estruturar um programa experimental de observações, com o fim de evidenciar o papel da autorregulação e da aprendizagem autorregulada no desenvolvimento da pedagogia da performance musical e, em especial, da pedagogia do instrumento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-03
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical