Educação musical em Duque de Caxias: uma análise documental inicial e uma primeira aproximação da pesquisa bibliográfica
Resumo
Este pôster é um recorte de pesquisa de mestrado, em fase inicial, que objetiva avaliar se as aulas de música do projeto extraclasse Ciart impactaram a educação musical no município de Duque de Caxias. Apresenta-se uma primeira análise documental e uma aproximação inicial da revisão bibliográfica que pretendo empreender. São apresentadas considerações sobre dois documentos oficiais e seis pesquisas que apresentam características semelhantes à pesquisa proposta por este autor.Desenvolvi primeiramente uma análise documental da Proposta Pedagógica e do Plano Municipal de Educação, que apresentam as diretrizes e políticas públicas para a educação e para o ensino de artes, propostas pelo município e disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além do site da prefeitura de Duque de Caxias, foi empreendida uma busca nos anais do SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música) e na Revista da ABEM, publicada pela Associação Brasileira de Educação Musical.Os textos de Adeodato (2014, 2016) apresentaram um importante referencial historiográfico, tipos de documentos a pesquisar e aportes teóricos. Conhecer pesquisas que utilizam etnografia (ALMEIDA; LOURO, 2016; ABREU, 2015; VERDE, 2016) esclarece sobre usos e a importância dessa metodologia para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Nenhum texto acadêmico sobre o projeto Ciart ou a história da educação musical no município de Duque de Caxias foi encontrado.Downloads
Não há dados estatísticos.