Ensino de música na educação básica: um processo de favorecimento alfabético

Autores

  • Milena Arca Nunes da Matta Colégio Pedro II

Resumo

O trabalho apresenta uma abordagem prática educacional de intervenção (SANNINO; SUTTER, 2011) do professor de música na educação básica, feita no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Presidente Samora Machel, durante o segundo semestre de 2017 e desenvolvida junto ao Programa de Residência Docente, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Parto do seguinte questionamento: como um professor de música pode favorecer um processo de alfabetização? Utilizo o livro de jogos musicais escrito pelo músico Estevão Fernandes, o contador de história Chico Marques e o pedagogo Carlos Nadalin e as três estratégias alfabéticas de Frith (1985). O texto encerra-se com o breve relato de minhas práticas, bem como os resultados obtidos no processo de favorecimento alfabético.

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Biografia do Autor

Milena Arca Nunes da Matta, Colégio Pedro II

Programa de Residência Docente

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres