Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão ainda não foi publicada e não está sendo considerada por outra revista (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor).
  • O arquivo enviado está em um formato de documento .doc ou .docx
  • O texto usa itálico em vez de sublinhados (exceto para URLs) e todas as ilustrações, figuras e tabelas estão nos locais apropriados do texto e não no final.
  • O texto está de acordo com os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas instruções aos autores.
  • No caso de uma submissão revisada por pares, as instruções para garantir uma revisão cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS
:: Template para redação e submissão. Disponível
em https://drive.google.com/file/d/1E1zjYs-zJ3S6rXQiUjW6oi9A-vsyEDqy/view?usp=sharing

Template para submissão de ensaio visual disponível em https://drive.google.com/file/d/12LsUMnZsI2JkBDP51bBX5gStTWLx5X6m/view?usp=sharing

:: A Revista Morpheus aceita submissão de conteúdo inédito, que não esteja sendo avaliado para publicação por outra revista, em português, inglês, espanhol e francês no campo dos estudos interdisciplinares em Memória Social;
:: Excepcionalmente, submissões de mestres, mestrandos e doutorandos como primeiros autores serão avaliadas, desde que, preferencialmente, em co-autoria com um doutor;
:: Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não ultrapassar 2MB;
:: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.memoriasocial.pro.br) devem estar ativos e prontos para clicar;
:: A identificação de autoria deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, assegurando a Avaliação por Pares Cega;
:: Caso o artigo se refira a pesquisas envolvendo seres humanos, é condição de submissão indicar o número da Folha de Rosto da Plataforma Brasil;
:: O conteúdo de Artigos originais, Artigos de revisão, Ensaios, Entrevistas, Resumos de dissertações e teses, Resenhas de livros e produções audiovisuais, Relatos de experiências de projetos de extensão deverá estar em formato Word (.doc, .docx) ou OpenOffice (.odt, .odf) e deverá obedecer à seguinte formatação:

FORMATO DA PÁGINA
Formato da página: A4 (21X29,7 cm);
Orientação: retrato;
Margens: 2,54 cm nas margens laterais direita e esquerda e na margem inferior. Na margem superior, 4,71 cm;

FONTE, ESPAÇAMENTO E PARÁGRAFO
Título do artigo: Arial 22, caixa alta preto;
Subtítulo: Arial 14, caixa alta preto;
Nome do autor: Arial 12, itálico com fio separador;
Resumo/Abstract/Resumen/Résumé (essas palavras devem estar em Arial 11, cinza, negrito, caixa alta): Texto deve estar em Arial, 11, espaçamento entrelinhas 1.0, justificado;
Palavras-chave: Arial 11;
Epígrafe (opcional): Arial 11, alinhada à direita, espaçamento entrelinhas 1.0;
Texto: Arial 12, espaçamento entre linhas 1.5;
Intertítulos (Seções e subseções): Seções, Arial 14, caixa alta; negrito, cinza; Subseções, Arial 12, caixa alta, cinza;
Quebra de seção ou intertítulo: 2 “enter” de espaçamento;
Indentação de parágrafo: 1,25cm;
Citação em bloco: Arial 11, indentação 4cm, espaçamento entrelinhas 1,0, justificado;
Títulos e fontes de imagens: Arial 10, centralizado;
Notas (rodapé ou fim): Arial 10, espaçamento entrelinhas 1.0, justificado;
Referências: Arial 12, espaçamento entre linhas 1.0; alinhadas à esquerda com espaçamento simples entre referências.
Sobre os autores: Arial 12 em itálico (Nomes); Arial 10 (Dados sobre os autores), 2 “enter” de espaçamento entre nomes e dados, alinhados à esquerda.
Obs.: O texto deve empregar itálico em palavras estrangeiras citadas e na função sublinhar (exceto em endereços URL). Não empregar itálico em nomes próprios.

EXTENSÃO DO TEXTO
Resumo e Abstract (para textos em português e em inglês): 250 palavras máximo cada um;
Resumo e Abstract e Resumen ou Résumé (para textos em espanhol e francês): 250 palavras máximo cada um;
Palavras-chave/Keywords/Palabras clave/Mots-clé: 5 conceitos (representados por uma ou mais palavras), separadas por ponto e vírgula e encerradas por ponto final;
Artigos originais: 15 a 20 páginas;
Artigos de revisão: 30 páginas máximo;
Ensaios: 10 a 20 páginas;
Entrevistas: 30 páginas máximo;
Resumos de dissertações e teses: 1.200 palavras máximo;
Resenhas de livros e produções audiovisuais: 30 páginas máximo;
Relatos de experiências de projetos de extensão: 30 páginas.
Obs.: O limite de páginas inclui resumos, tabelas, notas e referências (bibliográficas).

IMAGENS
Tabelas, quadros, gráficos e figuras: São considerados imagens e devem ser inseridos ao longo do texto, em formato JPEG, resolução mínima de 300 DPIs (Dots per Inch = Pontos por Polegadas);
Tabelas: Representam dados numéricos, estatísticos;
Quadros: São constituídos de dados em forma de texto, com bordas nas laterais;
Título da imagem: Deve estar no topo da imagem e ser numerado;
Fonte dos dados da imagem; É obrigatória e deve estar na parte inferior da imagem;
Imagens em movimento: Título do filme. Indicação de responsabilidade. Outras indicações de responsabilidade. Local: Produtora, ano. Duração em minutos, sistema de reprodução, indicação de som (legenda ou dublagem), indicação de cor, largura em milímetros.
Disponível em: . Acesso em: xxx. 20xx. Filmes e Vídeos, se originais a exemplo dos demais conteúdos, devem ter o formato de resumo expandido (10.500 palavras) e seguir todas as orientações contidas nos subitens desta instrução. Consultar (NBR 6023).
Obs.: É necessário a Declaração de Direito de Imagem por parte do autor quando essa não for de sua autoria.

CITAÇOES, REFERÊNCIAS E NOTAS
Citação: Formato Autor-Data. Citações de até 3 (três) linhas são incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas (em bloco) ficam recuadas (4,0), fonte 11 e dispensa aspas;
Referências: Modelo ABNT (NBR 6023) listadas em ordem alfabética ao final do artigo;
Notas de Rodapé ou de Fim: Número da chamada em algarismos arábicos (1, 2, 3 ...);

EXEMPLOS DE CITAÇÃO, NOTAS E REFERÊNCIAS
Citação direta
“[...] a imagem que uma pessoa adquire ao longo de sua vida[...], a imagem que ela constrói e apresenta aos outros e a si própria, por acreditar na sua própria representação, mas também para ser percebida da maneira como quer ser percebida pelos outros” (POLLAK, 1992, p. 204).

“Qualquer proposta de comunidade isolada, definida em termos raciais, religiosos ou regionais, [...] protegidas por fronteiras fixas, está destinada a acabar como uma espécie de gueto”, advertem Negri e Hardt (2001, p. 230).

Como Julia Kristeva (1994) bem observou, a memória proustiana se encontra inserida no próprio corpo do narrador.

Citação indireta - citado por
Então a Lógica o pegaria pelo gasnete e o forçaria a aceitar - replicou Aquiles com ar de triunfo. - A Lógica lhe diria: “Agora não tem mais jeito. Pois se você aceitou A e B e C e D, você tem de aceitar Z!” Portanto, você não tem saída, entendeu? (CARROL, apud MARCONDES, 1998, p. 52)

Citação com mais de 3 linhas (bloco deslocado para direita, em 4cm, fonte 11).

Notas de Rodapé ou Notas de Fim
1 Sobre a transversalidade, ver Guattari (2004).
2 Palestra realizada no Programa de Pós-Graduação em Memória Social – UNIRIO, 2014. Tradução de Eduardo Guerreiro B. Losso.
3 Agradeço a Maria Lúcia de Barros Camargo [autora da primeira tese de doutoramento sobre Ana Cristina Cesar a que se tem notícia, defendida na USP em 1990, e publicada em 2003 pela editora Argos da Unochapecó, SC, sob o título de Atrás dos olhos pardos – uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar] que gentilmente me emprestou uma cópia dessa antologia para a realização de minhas pesquisas.

Referências
CESAR, A. C. Literatura não é documento. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
CHATÊLET, F. Platão. Porto: Rés, s/d.
CLIFFORD, J. Colecionando arte e cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, 1994. p.69-89.
COURTINE, J. J. O chapéu de Clémentis: observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre, RS: Sagra Luzzatto, 1999.
CULTURE et Gastronomie du Fois Gras. Disponível em http://www.elevage-gavage.fr/foie-gras-produit-du-patrimoine-culturel-et-gastronomique.html . Acesso em 04.10.2014.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: _____Múltiplos olhares sobre educação e cultura . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Introduction: Rhizome. In: WARDRP-FRUIN, N; MONFORT, N. (Org.) The new media reader. Cambridge, Massachutts/London, Engand: The MIT Press, 2003.
DERRIDA, J. Writing and difference. Trad. Alan Bass. New York: Routledge, 2001a.
DERRIDA, J. Mal de aquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001b.</ahref="javascript:openhelp('http:>

 

Artigos originais

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, com metodologia e resultados claramente descritos. Limita-se a 20 páginas.

Artigos de revisão

São contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica crítica de outras publicações. Limita-se a 30 páginas.

Ensaios

São contribuições textuais ou audiovisuais, de caráter livremente descritivo, interpretativo ou reflexivo, associadas a temas e questões da memória social.

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