A conversa enquanto método para emergência da escuta de si
Palavras-chave:
escuta, conversa, subjetividade, alteridade, criação musicalResumo
A partir de uma pesquisa de natureza prático-teórica, este artigo propõe forjar um método alternativo para apresentação, reflexão e análise de trabalhos artísticos. Na primeira parte, apresentamos o método - a conversa - e as reflexões sobre ele. Entendida enquanto espaço privilegiado para a investigação das poéticas de si, a conversa é não somente um meio para falar de um trabalho artístico, mas também um lugar de expressão de marcas éticas, estéticas e políticas. Na segunda parte do artigo, observamos o método da conversa em operação na análise dos dois trabalhos musicais feitos em 2015: de perto, de Lílian Campesato, e Trajetórias, de Valéria Bonafé. Os trabalhos tensionam um regime de escuta habitual e provocam, cada uma à sua maneira, o que chamamos de deslocamentos da escuta. Tanto na elaboração do método quanto na discussão sobre os trabalhos, reunimos um vocabulário comum, no qual conceitos como subjetividade e alteridade, habitual e não-habitual, familiar e estranho, foram experimentados. O artigo se constitui como um exercício inicial do que se poderia chamar de uma cartografia da subjetividade no campo da criação artística.
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