Uma proposta para a avaliação do desenvolvimento musical de crianças autistas

Autores

  • Gleisson do Carmo Oliveira UFMG

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar os benefícios gerados pela Educação Musical no desenvolvimento da criança autista. Para tanto, por meio de um estudo exploratório, foi aferido o desenvolvimento musical de duas crianças autistas de três anos de idade, durante o período de um semestre de aulas de Musicalização. Para a efetivação da pesquisa, foi criado, durante este estudo, um protocolo para avaliar o desenvolvimento musical dessas crianças. Atividades foram pensadas para o trabalho na Educação Musical Especial e reflexões foram feitas a partir do cruzamento de dados obtidos com a literatura mais significativa existente acerca do autismo e da Educação Musical Especial. Os resultados apontaram para um desenvolvimento musical expressivo das duas crianças, com repercussões visíveis em seu desenvolvimento geral. Assim, percebemos que investigações e discussões acerca de como acontece a Educação Musical Especial no Brasil, em especial para autistas, trariam para o meio acadêmico contribuições significativas no sentido de ampliar as referências sobre essa temática tão instigante e de trazer benefícios para as crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista, bem como despertar o interesse de educadores musicais pela Educação Musical Especial.

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Biografia do Autor

Gleisson do Carmo Oliveira, UFMG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical