Mooca: Memória e Identidade

Autores

  • Márcia de Oliveira Lupia Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Palavras-chave:

memória, identidade, transmissão.

Resumo

O processo de imigração ocorrido no século XIX na cidade de São Paulo trouxe à capital grupos de diversas nacionalidades que ajudaram a desenvolver os bairros. Uma grande quantidade de italianos acabou se instalando no bairro da Mooca, onde colaboraram não somente com seu trabalho braçal, mas com a formação cultural do bairro. As lembranças desses ancestrais são trazidas ao presente por meio de narrativas e transmitidas de geração para geração. Essa memória das origens fortalece a identidade do bairro e a identificação dos seus residentes com a cultura italiana. Utilizando o arcabouço teórico sobre memória e identidade de pesquisadores como Maurice Halbwachs (1990), Joël Candau (2014), Stuart Hall (2013), Michael Pollak (1992) e Ecléa Bosi (2003), este estudo pretende demonstrar que a bem-sucedida transmissão da memória do bairro deve-se ao ciclo memória-narrativas-transmissão-identidade. A pesquisa perpassa a importância dos lugares como canvas memoriais, evoca os tipos de memória enfatizando-se a memória olfativa, por ser esta muito presente no bairro e arremata expondo o funcionamento do ciclo acima mencionado. As reflexões advindas deste estudo podem gerar futuras pesquisas sobre a memória coletiva e a identidade de bairros descendentes de grupos imigratórios em São Paulo, abrindo outras perspectivas sobre a cultura e sociedade paulistanas. Palavras-chave: Mooca; memória; identidade; transmissão; narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Oliveira Lupia, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Assunção-UNIFAI (2002). Mestranda em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Atualmente é servidora pública na Universidade Federal do ABC (UFABC) pertencente ao quadro da Superintendência de Gestão de Pessoas e professora do Curso de Língua Inglesa Presencial ofertado aos alunos e servidores pela Assessoria de Relações Internacionais dessa mesma Instituição. Participa do processo de formação da equipe de multiplicadores de conhecimento desenvolvido pela UFABC. Possui Inglês fluente e atua na área do ensino de idiomas há 19 anos. Tem experiência em tradução e revisão de textos acadêmicos e empresarias. Atuou em projetos voluntários na área da Educação. Participa como pesquisadora no 'Grupo de pesquisa :Teorias e práticas discursivas e textuais' e no 'Grupo de Pesquisa IPLURES - Identidades Plurais e Representações Simbólicas'.. Estudos e interesse em: Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Discurso, Memória, Identidade, Gêneros, EaD.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Lupia, M. de O. (2017). Mooca: Memória e Identidade. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 9(16), 108–122. Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/6072

Edição

Seção

Artigos originais