Lalíngua, gesto e canções de resistência: tatuagens musicais no corpo da cultura

Autores

Resumo

Como lalíngua pode se dar a ouvir no gesto do autor que cria com a voz, cunhando, assim, uma assinatura sonoro-musical? E como, ainda, ela pode participar da criação na cultura, no corpo da Cultura, de espaços de memória em que a resistência nos é contada e cantada por canções que se inscrevem quase como tatuagens musicais? A proposta deste ensaio é abrir uma reflexão em torno dessas duas amplas questões.

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Biografia do Autor

Renata Mattos, Université Côte d'Azur

Editora da seção temática “A psicanálise, a voz, a memória e as musicalidades” com Pós-doutorado pela Universidade de Nice Sophia-Antipolis, Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

AVRIL, R. M. . Lalíngua, gesto e canções de resistência: tatuagens musicais no corpo da cultura . Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 16–30, 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11737. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos