Arte (Música) no Currículo Integrado: reflexões sobre seu papel diante das Avaliações em Larga Escala e a Base Nacional Comum Curricular
Resumo
Este trabalho é fruto dos estudos relacionado às políticas públicas em educação
musical realizados como parte do doutoramento da autora. Aborda-se como tema, a arte (Música) no Currículo Integrado e seu papel diante das Avaliações em Larga Escala e a Base Nacional Comum Curricular. A partir das inquietações provocadas na autora, no decorrer de sua prática como docente no Instituto Federal de São Paulo, objetivou-se, neste, discorrer sobre avaliações de larga escala bem como sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e, de que forma os conceitos de um Currículo Integrado, tendo a música como conteúdo inerente, podem superar o engessamento curricular causado por essas políticas
educacionais. A fim de cumprir os objetivos propostos, fez-se uma revisão de literatura narrativa, na qual se pretendeu fundamentar os conceitos concernentes a este trabalho, construindo uma contextualização para o problema, analisando as possibilidades presentes na literatura consultada para a concepção do referencial teórico da pesquisa, apontando as aproximações, contradições e construindo conclusões críticas. As avaliações de larga escala,
bem como a unificação de um currículo nacional, estão diretamente ligadas ao que se chama de redução da escola. Na contramão da imposição de modelos unificados de currículo e de avaliações externas está o caminho da integração, da politecnia e da omnilateralidade que têm, em sua essência, a necessidade de superar a escola convencional que distingue a formação humana dos processos de produção da vida, balizadores da realidade social. A formação integral é um pressuposto com orientações pautadas no trabalho como constituidor da formação humana, sendo ele um elemento indissociável da mediação do fazer humano com a natureza e com as relações sociais. Assim, a principal contribuição desta pesquisa é propor reflexões para ajudar a repensar a escola a fim de que ela não seja reduzida à preparação técnica para o mercado de trabalho, ou treinamento para avaliações de larga escala, sendo, a arte e a música, imprescindíveis nessa superação.