O Concerto Didático analisado à luz da Retórica

Autores

  • Gina Denise Barreto Soares UNIRIO

Resumo

Este artigo propõe uma aproximação com os fundamentos da Retórica para subsidiar a análise do Concerto Didático da Série Orquestra nas Escolas promovido pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) nas escolas públicas de educação básica. Considerando que o público encontrado nas escolas não tem o hábito de frequentar salas de concerto ou assistir a eventos semelhantes ao Concerto Didático, objeto da pesquisa em curso, admitimos que entre a plateia e a música veiculada por tal evento existe uma distância que dificulta o acesso ao corpo de conhecimento inerente às atividades orquestrais. Enquanto os integrantes da orquestra movem-se com familiaridade no âmbito de tais conhecimentos, pois diz respeito ao campo profissional em que atuam, para a plateia, os hábitos, convenções e conhecimentos dos aspectos relacionados a orquestra soam como novidade. Acreditamos que a Retórica nos ofereça meios apropriados para analisar a possibilidade de diminuir ou transpor a distância entre esses dois grupos (orquestra e plateia). Tomaremos, como referência, as cinco características da argumentação definidas por Olivier Reboul (1998) como unidades de análise. São elas: o auditório, a língua natural, as premissas verossímeis, o orador e a conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gina Denise Barreto Soares, UNIRIO

DOUTORADO

PPGM

SIMPOM: Educação Musical

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical