Certificação de habilidade específica: leitura musical, testes auditivos e conceitos de avaliação

Autores

  • Roberta Alves Gouveia UFU

Resumo

Esta comunicação apresenta um recorte de estudos de pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. No âmbito dos objetivos da pesquisa, pretendemos conhecer como professores do curso de música dessa instituição avaliam e compreendem os testes de habilidades específicas, etapa do ingresso de candidatos ao curso superior de música. A aprovação nesta fase é essencial para que o candidato possa participar do restante do processo de seleção, que é comum aos demais cursos da instituição. Esta certificação exige dos candidatos habilidades de leitura musical, testes auditivos e de instrumento/canto para diagnosticar o perfil dos mesmos. Neste trabalho, podem ser visualizadas algumas questões da Certificação de Habilidade Específica da Universidade Federal de Uberlândia nos anos de 2011, 2012 e 2013. São apresentados alguns testes auditivos, que compõem a primeira parte da prova e em seguida as questões de leitura musical, nesta etapa é imprescindível conhecimentos da linguagem musical. A abordagem do conceito de avaliação presente na pesquisa ajudará a compreender a perspectiva que estas provas, juntamente com os examinadores, buscam conhecer e avaliar nos candidatos ao curso de música. Assim, Gatti (1987), Abreu (2012), Hadji (1994), Demo (2002) e Álvarez Méndez (2002) são aqui apresentados como pesquisadores que corroboram com esta pesquisa.

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Biografia do Autor

Roberta Alves Gouveia, UFU

Mestrado em Artes
SIMPOM: Educação Musical

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical