Ensino Musical para surdos: um estudo de caso com utilização de tecnologia
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em andamento, por meio do processo de inclusão de um aluno Surdo1 que está frequentando o último ano do Curso Técnico Profissionalizante em Instrumento no Conservatório de Música de Uberlândia-MG. O desenvolvimento tecnológico tem influenciado diversos aspectos da área musical. Assim, a pesquisa que está sendo desenvolvida busca criar e estudar algumas possibilidades de uso de tecnologia no processo de ensino/aprendizagem musical para Surdos por meio do computador e o de um software denominado Pure Data® amplamente utilizado em performances e em composições musicais, com ênfase nos estudos sobre a cultura surda2. Utilizamos a Libras3 como forma linguagem de comunicação. A metodologia desenvolvida no trabalho segue os preceitos de uma pesquisa qualitativa e exploratória constituída da revisão bibliográfica pertinente ao tema, em seguida uma pesquisa de campo em busca de coleta de dados por meio de registros como diário de bordo e observação. Diante da abordagem deste artigo, creio4 que as propostas apresentadas sejam um ponto de partida para a melhoria na educação musical para Surdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-08
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical