Ensino Musical para surdos: um estudo de caso com utilização de tecnologia

Autores

  • Sarita Araujo Pereira UFU

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em andamento, por meio do processo de inclusão de um aluno Surdo1 que está frequentando o último ano do Curso Técnico Profissionalizante em Instrumento no Conservatório de Música de Uberlândia-MG. O desenvolvimento tecnológico tem influenciado diversos aspectos da área musical. Assim, a pesquisa que está sendo desenvolvida busca criar e estudar algumas possibilidades de uso de tecnologia no processo de ensino/aprendizagem musical para Surdos por meio do computador e o de um software denominado Pure Data® amplamente utilizado em performances e em composições musicais, com ênfase nos estudos sobre a cultura surda2. Utilizamos a Libras3 como forma linguagem de comunicação. A metodologia desenvolvida no trabalho segue os preceitos de uma pesquisa qualitativa e exploratória constituída da revisão bibliográfica pertinente ao tema, em seguida uma pesquisa de campo em busca de coleta de dados por meio de registros como diário de bordo e observação. Diante da abordagem deste artigo, creio4 que as propostas apresentadas sejam um ponto de partida para a melhoria na educação musical para Surdos.

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Biografia do Autor

Sarita Araujo Pereira, UFU

PPG

MESTRADO EM ARTES

MÚSICA

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical