Tem padre no Choro: a importância da pesquisa de João Mohana para a tradição do Choro no Maranhão

Autores

  • Raimundo João Matos Costa Neto UFMG

Resumo

Este artigo apresenta parte da discussão, presente na pesquisa de mestrado, sobre a tradição do choro no Maranhão, a partir de breve revisão bibliográfica, e da utilização da pesquisa do padre João Mohana. No discurso presente no livro A grande música do Maranhão, resultado da pesquisa que levou cerca de três décadas, Mohana nos revela a dimensão da produção musical maranhense entre a metade do séc. XIX e o primeiro quartel do séc. XX, apresentando também, compositores e obras pertencentes a esse período. O acervo pessoal desse autor, que hoje faz parte do Acervo Público do Estado do Maranhão, contém aproximadamente duas mil obras, que abrangem tanto a música erudita, quanto a popular. Apesar de não ser uma pesquisa voltada diretamente ao choro, o trabalho de Mohana norteia essa discussão por revelar nomes, lugares, e aspectos sociais fundamentais para a constatação de uma tradição “chorística” existente no Maranhão. Para fundamentar a discussão, foi realizado um cotejamento entre os contextos social e musical, existentes no Rio de Janeiro e no Maranhão, na época denominada por Ary Vasconcelos de Bélle Epoque da música brasileira.

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Biografia do Autor

Raimundo João Matos Costa Neto, UFMG

PPGM

Mestrando em Música e Cultura

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Musicologia