A contribuição de Max Mathews para a Música Computadorizada

Autores

  • Marcos Luis Duarte USP

Resumo

A síntese sonora digital teve seu início quando Max Mathews, engenheiro do Bell Laboratories, foi estimulado por seu chefe a dedicar-se exclusivamente a produzir programas que tornassem possível a composição de música através de computadores. As pesquisas de Mathews culminaram com a série de programas para síntese sonora e sequenciamento conhecidos como MUSIC N. Dentre estes, o MUSIC III trouxe a maior novidade da família: o conceito de unidade geradora: uma função pré-programada que simulava o comportamento de módulos eletrônicos presentes em sintetizadores analógicos. Através das unidades geradoras era possível simular osciladores, filtros, envelopes de ataque e decaimento, dando ao usuário a oportunidade de conectar os distintos blocos para então gerar um som específico. Era possível também implementar técnicas conhecidas de síntese sonora como a aditiva, a subtrativa, dentre outras mais complexas, como a síntese FM. Dentre todos os programas da família MUSIC desenvolvidos por Mathews, porém, o mais importante foi o MUSIC V que, dentre outras melhorias, foi implementado através da linguagem FORTRAN para os computadores da linha IBM360, mais rápidos, estáveis e, principalmente, presentes em diversas instituições da época. Isto permitiu que o MUSIC V fosse executado em diferentes lugares, divulgando o conceito de síntese sonora digital e, com isso, expandindo o número de pesquisadores interessados. Este processo permitiu que outras versões do programa fossem escritas em centros de pesquisas como, por exemplo, o da Universidade de Princeton e de Stanford, dando origem a novas versões, melhoradas e adaptadas aos computadores mais modernos. Esta linha de sucessivas melhorias estendeu-se até o atual Csound, amplamente utilizado em performances de música eletroacústica até os dias atuais.

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Biografia do Autor

Marcos Luis Duarte, USP

MESTRADO

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Sonologia