FORMARIA A MÍDIA UM GOSTO MUSICAL?

Autores

  • Valéria Prestes Prestes Fittipaldi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cultural, musicalização através do teclado, Swanwick

Resumo

Esta comunicação procura discutir uma das questões da minha pesquisa de mestrado defendida em 2005, intitulada Musicalização através do teclado e as novas tecnologias do século XXI. Para estruturar o debate sobre a questão “Formaria a mídia um gosto musical?”, recorro a Benevides, que escreve a respeito da organização da indústria cultural, e a Umberto Eco e Edgar Morin, que refletem sobre os bens culturais e a massa à qual se destinam. Para falar sobre os meios de comunicação e sua influência no cotidiano, continuo com Umberto Eco e seus estudos sobre rádio e televisão, e na discussão sobre os desafios criados pela mídia na educação musical, estabeleço um elo com Swanwick na sua linha do “ensino musical da música”. Abstract This study aims at discussing one of the key ingredients of my Master’s degree research, entitled Musicalização através do teclado e as novas tecnologias do século XXI (UNIRIO, 2005). In order to structure the debate of the chosen theme “Does mass media create musical taste?”, I utilize the work of Benevides, who writes about the organization of the culture industry. Umberto Eco and Morin reflect on cultural assets and the public towards which they are geared. To speak about the various communication channels and their influence on everyday life, I continue utilizing the work of Umberto Eco and his studies about radio and television, and on the discussion over challenges posted by the media in musical education, I establish a link with Swanwick and his work on “musical education of music”.

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Publicado

2007-10-21

Como Citar

Fittipaldi, V. P. P. (2007). FORMARIA A MÍDIA UM GOSTO MUSICAL?. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/105

Edição

Seção

Música e educação