EROS E O MISTICISMO NO TRÍPTICO CELESTE, DE ALMEIDA PRADO

Autores

  • Patrícia Guimarães Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Almeida Prado, Tríptico celeste, Eros e mística, análise textual e musical.

Resumo

O trabalho versa sobre o Tríptico celeste, ciclo de canções para soprano e piano, de Almeida Prado, do qual fazem parte “O chamado da estrela Alfa de Centauro”, “Lua impossível” e “Bendito o sol!”. São investigados os textos das canções, nos quais o desejo erótico aparece como tema central. O erotismo ganha um sentido particular na obra do compositor em razão de sua vivência mística e religiosa. O referencial teórico para a análise das canções foi extraído do Cântico dos Cânticos e de obras de Santa Teresa D’Ávila e São João da Cruz, comparando algumas das idéias contidas nesses textos com as apresentadas pelo filósofo francês George Bataille. Abstract This paper puts forward an interpretation and poetic-musical analysis of the Tríptico celeste (Heavenly Triptych) for soprano and piano by Almeida Prado, from the angle of eroticism as seen by the composer and by the mystic Carmelites Saint Theresa D’Avila and Saint John of the Cross and the philosopher George Bataille.

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Publicado

2007-10-21

Como Citar

Guimarães, P. (2007). EROS E O MISTICISMO NO TRÍPTICO CELESTE, DE ALMEIDA PRADO. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/106

Edição

Seção

Teoria e prática da interpretação