GUERRA-PEIXE E O NACIONALISMO DODECAFÔNICO VISTOS PELO DIVERTIMENTO Nº 1

Autores

  • Guilherme Bernstein Seixas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

César Guerra-Peixe, música brasileira, nacionalismo, dodecafonismo, música para cordas.

Resumo

César Guerra-Peixe já conhecia e dominava o sistema dos doze sons, aprendido com Hans-Joachim Koellreutter, quando, em 1947, escreveu os Divertimentos no 1 e 2 para orquestra de cordas. Em ambas as obras, sua intenção declarada é conciliar o que via como o caminho para o modernismo de seu tempo – o dodecafonismo – com a música brasileira nacionalista. Investigaremos como o compositor fez essa conciliação – posteriormente renegada – no Divertimento no 1. Para isso, seguiremos os passos do processo tal como descritos pelo próprio compositor nas páginas de seu Curriculum Vitae (1971), procurando identificar os elementos oriundos de uma ou outra tradição na partitura e como eles se fundem ou interagem para criar a linguagem da obra. Também apontaremos algumas das técnicas composicionais que nos parecem mais características e, finalmente, faremos algumas considerações sobre a estética do nacionalismo dodecafônico tal como desenvolvido na obra em questão. Abstract César Guerra-Peixe (1914-1993) is renown by its music of strong folkloric accent. Nevertheless, as a young composer, in the 1940’s, he mastered the Twelve Tone Technique, through contact with the Austrian émigré Hans-Joachim Koellreutter. When, in 1947, he composed his two divertimenti for strings his intention was to find a compromise between the Twelve Tone Technique, which he saw as the definitive Modernistic trend of his day, and the Brazilian music of the nationalistic school. This article investigates how the composer managed this compromise – later relegated – in the Divertimento n.1. The stages of the process are followed such as described by the composer himself in his Curriculum Vitae (1971). We search in the score for the identification of the elements belonging to one and other tradition and check how they merge or interact to create the work’s particular language. Some relevant compositional techniques are discussed, as well as the specific esthetics achieved.

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Publicado

2007-10-21

Como Citar

Seixas, G. B. (2007). GUERRA-PEIXE E O NACIONALISMO DODECAFÔNICO VISTOS PELO DIVERTIMENTO Nº 1. Cadernos Do Colóquio, 7(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/109

Edição

Seção

Linguagem e estruturação musical